Chá de Hortelã

A Hortelã comum ou Hortelã vulgar é uma planta medicinal e aromática, muito utilizada para fazer remédios naturais para tratar problemas digestivos, como má digestão e náusea, por exemplo.
horela mentahortela comum 1

O nome cientifico da Hortelã comum é Menta spicata e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou mercados livres, e pode ser usada para fazer chá ou tinturas, ou pode ser comprada na forma de cápsulas com óleo ou extrato seco da planta ou na forma de óleos essenciais para a pele.

Para que serve a Hortelã

A Hortelã comum pode ser usada para ajudar no tratamento de problemas no estomago, como problemas de má digestão, náusea ou vômito.

Propriedades da Hortelã

As propriedades da Hortelã incluem uma ação contra o enjoo e náusea, que diminui os espasmos no estômago e que melhora a circulação sanguínea.

Modo de uso da Hortelã

A Hortelã comum pode ser usada na forma de chá usando folhas secas, frescas ou trituradas da planta, ou pode ser usada na forma de tinturas, cápsulas ou na forma de óleos essenciais para a pele.

Efeitos colaterais da Hortelã

Os efeitos colaterais da Hortelã podem incluir alterações no trânsito intestinal, como diarreia ou prisão de ventre ou reações de alergia, com sintomas como vermelhidão, coceira e urticária na pele.

Contraindicações da Hortelã

A Hortelã está contraindicada para grávidas, mulheres a amamentar, crianças com menos de 5 anos e pacientes com refluxo ou hérnia de hiato.

Receitas com chá de hortelã

Os chás podem ser preparados usando os dois tipos de hortelã, de acordo com os benefícios pretendidos.

1. Chás de hortelã comum

Chá para a má digestão, náusea ou vômito:

O chá de folhas de folhas de hortelã pode ser usado para ajudar na digestão, para reduzir a náusea e o vômito e para acalmar o intestino.

  • Ingredientes: 2 a 3 colheres de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã.
  • Modo de preparo: numa xícara adicionar 2 a 3 colheres de hortelã e adicionar 150 ml de água fervente. Tapar e deixar repousar durante 10 minutos.

Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, e de preferência após ou entre as refeições.

Chá para a febre:

O chá de folhas de hortelã, quando combinado com ulmária ou rainha-dos-prados e com laranja-amarga, origina uma mistura que pode ser usada no tratamento da febre, pois promove o aumento do suor.

  • Ingredientes para a mistura: 15 g de folhas de hortelã + 70 g de flores de tília + 10 g de rainha-dos-prados + 5 g de laranja amarga
  • Modo de preparo: numa xícara de chá adicionar 1 colher de sopa da mistura de plantas e adicionar 150 ml de água fervente. Deixar repousar durante 10 minutos e coar.

Este chá deve ser bebido várias vezes por dia, e de preferência sempre antes de deitar para ajudar a suar.

Chá para o estômago:

O chá de folhas de hortelã comum, quando combinado com raiz de alcaçuz esmagada e flores de camomila, origina uma mistura que pode ser usada no tratamento de inflamações no estômago como gastrite, ou em casos de úlcera gástrica.

  • Ingredientes para a mistura: 1 colher de chá de folhas de hortelã frescas ou secas + 1 colher de chá de raiz de alcaçuz esmagada + meia colher de chá de flores de camomila.
  • Modo de preparo: juntar as respectivas quantidades de cada planta numa xícara de chá e adicionar 150 ml de água fervente. Deixar repousar durante 5 a 10 minutos e coar.

Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia, para ajudar a acalmar o estômago.

Anúncios